Confira os 3 passos para casar no civil

Durante a vida é estimado que o cidadão utilize os serviços dos cartórios ao menos dez vezes. Um desses momentos é o casamento civil, contrato firmado entre duas pessoas que têm como objetivo constituir uma família.

O casamento é uma união civil em que o Estado concede direitos e impõe algumas obrigações ao casal realizada pelo Registro Civil de Pessoas Naturais, que também registra momentos como nascimento e óbito. Conheça os passos para oficializar a união:

1º passo: Habilitação

Em um primeiro momento, os noivos devem comparecer a um cartório de Registro Civil próximo da residência de um deles para iniciarem um processo de averiguação, no qual devem provar que estão livres e desimpedidos para casar.

Essa etapa deve ser realizada pelo menos 30 dias antes da cerimônia e o casal deve apresentar todos os documentos necessários para o casamento, como a cédula de identidade e certidão de nascimento de ambos. Em caso de pessoas divorciadas, também é preciso apresentar a averbação de divórcio.

2º passo: Agendamento da cerimônia

Após o processo de habilitação, que deve durar entre 20 e 30 dias, os noivos poderão realizar sua cerimônia. Ela pode ser realizada no próprio cartório ou em alguma diligência, como restaurante ou residências. Nesse caso, é necessário agendar a comemoração no cartório competente.

3º passo: Celebração

O ato é realizado no local e na data agendada, com a presença de um juiz de casamentos, um escrevente autorizado, os noivos e padrinhos. Após confirmarem a proposta de se casarem por livre e espontânea vontade, o juiz declara efetuado o casamento civil. Em seguida, os noivos recebem a certidão de casamento.