Parabéns Notariado

CNR parabeniza todos os profissionais tabeliães pelo seu dia

Neste 2 de outubro comemoramos o Dia Internacional do Notariado e a Confederação Nacional de Notários e Registradores (CNR) parabeniza todos os tabeliães pelo seu dia. A data reforça a importância destes profissionais para a sociedade por concederem fé pública aos negócios, paz social e a segurança jurídica a população por meio dos serviços realizados, sendo uma das atividades mais antigas do mundo.

A comemoração foi institua após o aniversário do 1º Congresso Internacional do Notariado, realizado em 2 de outubro de 1948, na cidade de Buenos Aires, na Argentina. Desde então, a data se tornou um lembrete e um reconhecimento do importante serviço prestado por esses profissionais que garantem o exercício da cidadania.

A profissão teve seu surgimento em Roma (Itália) e foi peça fundamental no exercício público de várias civilizações ao decorrer da história. A atividade do notariado se destaca pela vocação de seus agentes para, desde os primórdios, dar forma legal as partes interessadas e acordadas. De tal modo, a profissão se tornou socialmente imprescindível para a legalidade dos processos jurídicos particulares e estatais.