PQTA 2017: 130 cartórios são premiados pela eficiência nos serviços prestados à população

130 cartórios de todo Brasil foram premiados pela qualidade nos serviços prestados à população na 13ª edição do Prêmio de Qualidade Total Anoreg (PQTA 2017), que conta com o apoio da Confederação Nacional dos Notários e Registradores (CNR). A cerimônia de premiação foi realizada em Fortaleza/CE durante o XIX Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro da Anoreg-BR. Os destaques foram os estados de Santa Catarina, que liderou na categoria Diamante, com 14 unidades condecoradas, seguido por Mato Grosso (12), São Paulo e Goiás, ambas com 10 cartórios. Na categoria Ouro, destaque para o Ceará, anfitrião do evento, com 8 cartórios ganhadores. Na sequencia vieram São Paulo (7) e Mato Grosso (6). Todos atingiram os requisitos de qualidade e de prestação de serviços internacionais previstos pela auditoria externa independente do grupo APCER Brasil.

Agradeço a participação de todos os responsáveis dos cartórios que se inscreveram para participar desta premiação, que fez com que atingíssemos o recorde de unidades de inscritas e, para o ano que vem, esperamos ainda mais, quem sabe dobrar o número de participantes”, disse a coordenadora do PQTA, Maria Aparecida Bianchin Pacheco. “Nem sempre é fácil nos submetermos a uma avaliação externa, por que muitas vezes são apontados pontos deficientes, mas que nos fazem melhorar e prestar um serviço ainda melhor a toda a população”, completou a diretora.

Ao todo, foram premiados 61 cartórios na categoria Diamante, 37 na categoria Ouro, 26 na categoria Prata, cinco na Bronze e um foi condecorado com a menção honrosa. O Estado do Mato Grosso liderou mais uma vez a premiação total, com 25 unidades condecoradas, seguido por São Paulo – que deu um salto no número de inscritos – com 24 representantes, Goiás, com 19 serventias ganhadoras, e Santa Catarina, com 18.

O Prêmio deste ano contou pela primeira vez com a participação da Corregedoria Nacional de Justiça, que ratificou a assinatura dos certificados dos premiados e elogiou a iniciativa da entidade. “É muito importante que a categoria faça esta auto avaliação, que busque estimular o aprimoramento contínuo dos serviços e que siga em um processo de evolução que beneficie, não só os seus serviços, mas principalmente aqueles que são os destinatários finais dos serviços extrajudiciais”, disse o juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, Márcio Evangelista Ferreira da Silva.

Apesar de muito importante, o investimento em tecnologia não é a única prática necessária para atualizar a atividade notarial e registral. Na opinião do presidente da Confederação Nacional de Notários e Registradores (CNR), Rogério Portugal Bacellar, também é preciso se preparar para receber os clientes da melhor maneira possível. “Com acomodações mais adequadas, com condições para receber portadores de necessidades especiais e até mesmo estacionamento, o cartório já conta com um grande diferencial”, complementa.

Na avaliação da presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Ceará (Anoreg-CE), Helena Jacéa Crispino Leite Borges, além de tornar os serviços ainda mais eficientes e céleres, as adequações contribuem para a reforçar a imagem positiva sobre os ofícios.As boas práticas socioambientais, de complience e ações voltadas à saúde e à segurança ocupacional, desenvolvidas pelos cartórios cearenses, são capazes de demonstrar aos usuários que há um profundo compromisso social. E isso é fundamental no combate a lamentável visão desvirtuada de alguns, no sentido de que somos uma instituição burocrata e ultrapassada”, relata.

Critérios

Os critérios de avaliação foram Estratégia, Gestão Operacional, Gestão de Pessoas Pessoas, Instalações, Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho, Gestão SocioAmbiental, Gestão da Informatização e Controle de Dados e Gestão da Inovação. Todos os cartórios brasileiros, de todas as especialidades, independente do tamanho, número de funcionários e localização geográfica, puderam se inscrever.

Clique aqui e veja a lista completa dos ganhadores do PQTA 2017.

*Com informações da Anoreg-BR