fbpx

CNR e Cofeci firmam parceria para facilitar recuperação de créditos no setor imobiliário

O protesto de títulos é a ferramenta que permite resolução mais célere e eficiente ao credor Com o objetivo de incentivar a recuperação de créditos por meio do protesto de títulos no setor imobiliário, a Confederação Nacional de Notários e Registradores (CNR) e o Conselho Federal dos Corretores de Imóveis (Cofeci) firmaram nesta quarta-feira (6),…

O protesto de títulos é a ferramenta que permite resolução mais célere e eficiente ao credor

Com o objetivo de incentivar a recuperação de créditos por meio do protesto de títulos no setor imobiliário, a Confederação Nacional de Notários e Registradores (CNR) e o Conselho Federal dos Corretores de Imóveis (Cofeci) firmaram nesta quarta-feira (6), uma parceria para que as imobiliárias e corretores de imóveis utilizem o procedimento que permite uma resolução mais célere e eficiente ao credor.

Segundo levantamento da classe, 65% das dívidas enviadas aos cartórios de protesto são realizadas em até três dias úteis e o credor recebe seu dinheiro em menos de uma semana. “O protesto de títulos traz benefícios à toda sociedade. Auxilia o credor a recuperar sua dívida em menor tempo, movimenta a economia com o dinheiro recuperado e ainda auxilia a combater a inadimplência, restringindo o acesso ao crédito para quem não regularizar sua situação”, explica o presidente da CNR, Rogério Portugal Bacellar.

A parceria prevê que as imobiliárias e os corretores de imóveis não precisarão arcar com as custas iniciais do protesto, com as despesas sendo pagas pelos devedores assim que a dívida for quitada. Segundo o presidente do Cofeci, João Teodoro da Silva, a união entre os setores propiciará benefícios para ambas as partes. “Privadamente o protesto é bastante utilizado. Os conselhos ainda usam pouco a sistemática de protestos, mas estamos incentivando o pessoal e acredito que esse convênio vai fortalecer o trabalho de incentivo e consequentemente vamos ampliar o trabalho”.

Ainda segundo João Teodoro, o alto número de ocorrências de recuperação de crédito nas imobiliárias nacionais agora poderão ser resolvidos de forma mais rápida. “Tanto para os conselhos, para recebimentos dos créditos, como também para as imobiliárias e para corretores de imóveis. Acredito que essas empresas possam se beneficiar bastante”, finaliza.

Você deve gostar

O que há de novo
post-image
Artigo Notícia Últimas Notícias

Artigo: O tabelião já pode lavrar escritura pública declaratória ou pacto antenupcial do maior de 70 anos para afastar o regime da separação obrigatória de bens? – Por Virgínia Arrais

Introdução  O Recurso Extraordinário com Agravo (ARE) nº 1.309.642, de relatoria do Ministro Luís Roberto Barroso, com repercussão geral reconhecida (Tema 1.236), em que se discutia: (i) a constitucionalidade...
Ver mais
testeVisit Us On LinkedinVisit Us On InstagramVisit Us On FacebookVisit Us On Youtube