fbpx

CNR Indica: Cinco livros para notários e registradores que querem atualizar seus conhecimentos gerais sobre direito

Se manter atualizado e preparado para a grande transformação setorial é a chave para qualquer profissional de sucesso, mas a busca pelo conhecimento não precisa ser sempre por meios tradicionais, como cursos, especializações e carreiras acadêmicas. É possível aprender, e muito, com a leitura! A CNR Indica traz cinco sugestões de livros para notários, registradores, juristas e acadêmicos que podem ensinar muito sobre os aspectos mais amplos do direito. 

Direito Imobiliário – Reflexões Atuais, de André Abelha

Escrito pelo Mestre em Direito Civil pela UERJ, e Fundador e Vice-Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário (IBRADIM), o livro “Direito Imobiliário – Reflexões Atuais”, tem cinco capítulos: Atualidades e Retrospectivas; Locação, Condomínio e Incorporação Imobiliária e Usucapião Extrajudicial; Notarial e Registral e; Homenagem a Dois Homens Sagrados do Direito Imobiliário. 

No quarto capítulo, que aborda a atividade notarial e registral, Abelha traz novidades do Direito Imobiliário nos cartórios, como a utilização de drones em atas, a alteração das Normas Extrajudiciais de São Paulo, o novo registro de imóveis no Brasil e a discussão sobre como o Tema 777, do Supremo Tribunal Federal (STF) pode afetar os  cartórios. 

Direito Civil: Direito de Família, de Antônio Alex Pinheiro

O livro de Pinheiro é conciso, com 170 páginas. Ele trata sobre o Direito Familiar de forma simples, tem linguagem acessível e apresenta diagramas e esquemas para facilitar a compreensão do leitor. O autor tem experiência na área de Direito Administrativo, Direito Regulatório e Direito Civil. Ele é Doutorando em Direito pelo UniCEUB e Mestre pela Universidade de Brasília.

Direito Civil: Pessoa Jurídica, de Antônio Alex Pinheiro

Pinheiro é referência ao tratar de Direito Civil didaticamente. Neste livro, em que ele escreve sobre Pessoa Jurídica, o autor traz uma abordagem inovadora. Ele começa de forma básica, definindo conceitos e, em seguida, sugere macetes para que o leitor lembre do conteúdo repassado. 

Direito Civil: Pessoa Natural, de Antônio Alex Pinheiro

Mais uma obra de autoria de Pinheiro tem espaço nas sugestões de livros para notários e registradores. Seguindo o mesmo modelo que os outros, esse título aborda as disposições normativas relacionadas com a pessoa natural, como um sujeito de direitos. A linguagem é fácil e a leitura é rápida, com 95 páginas. O escritor escreve sobre capacidade  e incapacidade civis, personalidade jurídica e emancipação, por exemplo. 

Coleção Cartórios, de Christiano Cassettari

Para finalizar essa lista, a CNR sugere a obra Coleção Cartórios, com coordenação de Christiano Cassettari, Diretor da entidade, é um clássico que todo profissional que atua em um cartório deve ler. Ela foi escrita por diversos especialistas e aborda discussões sobre a teoria geral do direito notarial e registral, o registro de imóveis, o registro civil da pessoa natural e jurídica, o registro de títulos e documentos e os tabelionatos de notas e de protesto.

Esse é um dos livros para notários,  registradores,  acadêmicos e juristas que debate de forma analítica os desafios da profissão. Ele leva o leitor a encontrar a solução de problemas e, ao final dos capítulos, conta com questões de concursos para fixar os ensinamentos. 

Quer sugerir alguma obra? Mande sua sugestão para contato@cnr.org.br ou então um direct no instagram @cnr_confederacao.

Você deve gostar

O que há de novo
post-image
Artigo Notícia Últimas Notícias

Artigo: A dignidade da pessoa humana e seu aparente conflito com princípios basilares do registro imobiliário, diante da alteração do prenome ou do gênero do titular da propriedade – Por Manoel Aristides Sobrinho

Introdução O sistema de registro de imóveis brasileiro protege de modo mais ou menos equivalentes a segurança jurídica dinâmica e estática da propriedade imobiliária. Assim sendo, rege-se por diversos...
Ver mais
testeVisit Us On LinkedinVisit Us On InstagramVisit Us On FacebookVisit Us On Youtube