fbpx

Vice-presidente do STJ participa do IX Fórum de Integração Jurídica em Recife

O vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, participou nesta quinta-feira (2) do IX Fórum de Integração Jurídica, em Recife. O evento discute as recentes normativas do Conselho Nacional de Justiça com foco em inovações tecnológicas no âmbito dos serviços extrajudiciais. O evento é uma iniciativa da Escola Nacional de Notários e…

Foto: Leandro Lima

O vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, participou nesta quinta-feira (2) do IX Fórum de Integração Jurídica, em Recife. O evento discute as recentes normativas do Conselho Nacional de Justiça com foco em inovações tecnológicas no âmbito dos serviços extrajudiciais.

O evento é uma iniciativa da Escola Nacional de Notários e Registradores (Ennor) em parceria com a Confederação Nacional de Notários e Registradores (CNR). As discussões são realizadas na Escola Judicial do Tribunal de Justiça de Pernambuco, nos dias 2 e 3 de agosto.

Humberto Martins participou do evento representando o tribunal e já na condição de corregedor nacional de Justiça eleito – ele assumirá o posto no dia 28 de agosto. O ministro afirmou que o encontro busca discutir formas de tornar o serviço extrajudicial cada vez mais eficiente, já que a atividade notarial passa por mudanças em decorrência de novas demandas sociais e tecnológicas.

“A atuação cartorária, que costumeiramente se limitava intramuros às escriturações e registros em geral, vem mudando acentuadamente, como forma de atender às constantes novas demandas que se multiplicam com bastante velocidade nesse mundo globalizado, em especial no tocante à rede mundial de computadores, que tantas facilidades nos tem proporcionado, evidentemente com o devido controle que se faz premente nos variados atos dessa honrada atividade”, apontou Humberto Martins.

Relevância

O ministro destacou ainda a importância do serviço no país e a necessidade de se fazer pública a relevância dos serviços notariais para a sociedade.

“É preciso fazer ver que esses importantes serviços evoluíram e se destacam na celeridade na prevenção de litígios, na utilização de novas tecnologias e modelos de gestão, aqui anotando a recente modernização nas relações trabalhistas e seus reflexos nessa atividade, cada vez com maior eficiência, agilidade e segurança jurídica, mesmo cediços da precariedade que ainda assola grande parte das serventias extrajudiciais nas regiões menos povoadas e mais distantes de nosso imenso País”, afirmou Martins ao discursar na abertura do evento.

Participaram da abertura do evento a presidente do Sinoreg, Eva Tenorio Brito, o presidente em exercício do TJPE, Cândido José da Fonte Saraiva de Morais, o desembargador Evandro Magalhães, o juiz Márcio Evangelista, o presidente do conselho superior da Ennor, Rogério Portugal Bacellar, o presidente da Anoreg, Cláudio Marçal Freire, o deputado Gonzaga Patriota, o presidente da Anoreg de Alagoas, Rainey Barbosa Alves Marinho, o presidente da Anoreg de Pernambuco, Luiz Geraldo Correa da Silva e o presidente da Sinoreg de Sergipe, Sérgio Abi-Saber Rodrigues.

Fonte: Superior Tribunal de Justiça

Você deve gostar

O que há de novo
post-image
Artigo Notícia Últimas Notícias

Artigo: A dignidade da pessoa humana e seu aparente conflito com princípios basilares do registro imobiliário, diante da alteração do prenome ou do gênero do titular da propriedade – Por Manoel Aristides Sobrinho

Introdução O sistema de registro de imóveis brasileiro protege de modo mais ou menos equivalentes a segurança jurídica dinâmica e estática da propriedade imobiliária. Assim sendo, rege-se por diversos...
Ver mais
testeVisit Us On LinkedinVisit Us On InstagramVisit Us On FacebookVisit Us On Youtube