fbpx

Cartórios realizam treinamento para oferecer melhores serviços à população

Ações formativas contemplaram profissionais de quatro serventias extrajudiciais

6º Ofício de Imperatriz e os cartórios de Ofício Único de Davinópolis, Parnarama e Matões realizaram, no último fim de semana (22 a 24/11), iniciativas de treinamento voltadas para o aprimoramento das habilidades interpessoais, com foco no desenvolvimento de competências e aperfeiçoamento das rotinas cartorárias. 

Na cidade de Imperatriz (629km de São Luís), em ação conjunta, profissionais que atuam no Cartório do 6º Ofício e no Cartório de Davinópolis, município vizinho a Imperatriz, passaram por uma formação voltada para a importância do bom atendimento ao público no contexto das serventias extrajudiciais. O treinamento aconteceu no sábado (23/11), no Cartório do 6º Ofício.

Segundo a delegatária interina, Vanessa Miranda, que também é titular de Davinópolis, a atividade faz parte de um programa de formação continuada, que tem a finalidade de despertar o sentimento do compromisso com a atividade cartorária e da importância em servir bem a sociedade. “O atendimento ao público é confiança, empatia e cidadania, pois todos os dias, recebemos pessoas com histórias, necessidades e expectativas diferentes, seja para resolver questões documentais, ou para registrar momentos importantes de suas vidas”, ressaltou.

O corregedor-geral do foro extrajudicial do Maranhão, desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos, elogiou as iniciativas e reforçou a necessidade da realização de ações para aperfeiçoamento contínuo. “Vivemos um contexto dinâmico, considerando não apenas o ordenamento jurídico, mas as mudanças sociais trazidas por uma série de mudanças, incluindo as tecnológicas. Nesse cenário, a formação continuada é uma exigência para superar os desafios e garantir que os serviços continuem sendo ofertados com qualidade”, assinalou.    

PROGRAMA AUTENTICAR 2024

Profissionais dos cartórios de Parnarama e Matões, respectivamente 458km e 476km de São Luís, participaram de uma imersão no programa Autenticar 2024, iniciativa liderada pela titular de Parnarama, Graciela Rivalta, que visa impulsionar o desenvolvimento profissional e pessoal. Nesta edição, o encontro foi realizado com o foco no tema Transformando Lideranças e Fortalecendo Equipes. As ações aconteceram nos dias 22, 23 e 24/11 e a programação contou com atividades ao ar livre, realizada no Parque Nacional de Ubajara, na Serra de Ibiapaba.

A coordenação do treinamento ficou sob a responsabilidade do coach Carlos Quirino, que comandou oficinas dinâmicas e práticas, focadas em desafios a serem superados no processo de desenvolvimento de competências essenciais à liderança. Foram abordados e trabalhados aspectos pessoais e habilidades para lidar com o público, promover harmonia no ambiente de trabalho e gerenciar adversidades com desenvoltura.

Dentro da programação, participantes percorreram trilhas, realizaram atividades na cachoeira e a fizeram uma imersão na Gruta de Ubajara, ações que foram combinadas com mindfulness – técnica de meditação que busca concentrar a atenção no momento presente, no ambiente, nas sensações, nos sentimentos e livre de julgamentos – e práticas integrativas para fomentar a conexão entre corpo e mente. 

Para a Graziella Rivalta, titular do Cartório de Parnarama e interina do Cartório de Matões, as experiências vividas fortalecem habilidades de trabalho em equipe. “É uma ação que integra, promove a autorreflexão, estimula a conexão e valorização dos participantes, além de despertar o senso de responsabilidade mútuo. Tudo isso nos torna melhores como pessoas e profissionais, para que possamos prestar um atendimento mais humanizado”, disse a cartorária.

Fonte: TJMA

Você deve gostar

O que há de novo
post-image
Artigo Notícia Últimas Notícias

Artigo: O que mudou com a lei 14.382/22 no que se refere à usucapião extrajudicial: A impugnação injustificada – Por Letícia Franco Maculan Assumpção, Carlos Rogério de Oliveira Londe, Daniela Chagas e Ana Clara Amaral Arantes Boczar

A LRP – Lei de Registros Públicos, ao tratar da usucapião extrajudicial, disciplina o procedimento quando há impugnação ao pedido. A redação original, dada pela lei 13.105/15, determinava que, havendo impugnação,...
Ver mais
testeVisit Us On LinkedinVisit Us On InstagramVisit Us On FacebookVisit Us On Youtube