fbpx

Entrevista – Maurício Leonardo, Vice-Presidente da CNR

“Os encontros são momentos em que podemos trocar experiências, nos atualizarmos quanto a novas tecnologias, novos rumos e bem assim quanto às perspectivas para a classe”, disse o tabelião sobre a Concart 2019

Entre os dias 06 e 09 de junho, acontece em Natal/RN a Conferência Nacional dos Cartórios (Concart 2019). Na expectativa para o evento, em entrevista para a Confederação Nacional de Notários e Registradores (CNR), o Vice-Presidente da CNR e Presidente da Federação Interestadual dos Notários e Registradores do Sudeste e Centro Oeste (Finorsc), destacou que o evento é uma oportunidade de trocar experiências, dos profissionais se atualizarem quanto a novas tecnologias, novos rumos e as perspectivas para a classe. Confira a entrevista completa abaixo:

 

CNR: Qual a importância da atuação da Federação e da Confederação de Notários e Registradores junto aos sindicatos regionais de notários e registradores e aos cartórios?

Maurício Leonardo: A defesa das prerrogativas a nível Federal,  a representação junto aos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo Federal.

 

CNR: Em sua opinião, quais são os maiores desafios do segmento notarial e de registro para os próximos anos e o que a CNR pode fazer pelos notários e registradores neste sentido?

 

Maurício Leonardo: Nosso maior desafio é recuperar a união dos segmentos e a defesa de nossas instituições junto ao legislativo, trabalhando proativamente com a apresentação de propostas de melhorias para o público que venham também ao encontro de desburocratizar os serviços e desjudicializar o que for possível.

 

CNR: O que o sr, como profissional, gostaria que seu Sindicato, Federação e Confederação fizessem pelo segmento? O que espera da Confederação?

 

Maurício Leonardo: Esperamos que nossas entidades possam trabalhar no sentido de que tenhamos meios de realizar novos serviços e que seja objetivo manter nossas atividades e ampliá-las.  

 

CNR: Como avalia a ampliação da prestação de alguns serviços prestados pelos cartórios, a exemplo da mediação e conciliação?

 

Maurício Leonardo: Todos os serviços ampliados nos últimos anos, como inventário, divórcio, retificação de área, retificação de registros, mediação, apostilamento, entre outros, tem sido uma demonstração da capacidade de trabalho das Federações e da Confederação.

 

CNR: Na sua avaliação, quais foram os maiores avanços do segmento nos últimos anos e no que ainda é preciso avançar?

 

Maurício Leonardo: Já avançamos muito, mas é possível ainda mais, podemos ampliar a atuação nos divórcios e inventários, temos que ampliar a atuação dos Cartórios de Registro de Títulos e Documentos & Pessoa Jurídica (RTDPJ) com notificações e citações extra-judiciais como alternativa, dentre outros.

 

CNR: Quais as expectativas para a Concart 2019? Porque encontros como este são importantes?

 

Maurício Leonardo: Sem dúvida nenhuma estarei neste evento em Natal. Os encontros são momentos em que podemos trocar experiências, atualizarmos quanto a novas tecnologias, novos rumos e bem assim quanto às perspectivas para a classe.

 

As inscrições para a Concart 2019 estão abertas! Não esqueça de se inscrever e de confirmar sua presença no nosso evento criado no Facebook!   

 

Você deve gostar

O que há de novo
post-image
Artigo Notícia Últimas Notícias

Artigo: A dignidade da pessoa humana e seu aparente conflito com princípios basilares do registro imobiliário, diante da alteração do prenome ou do gênero do titular da propriedade – Por Manoel Aristides Sobrinho

Introdução O sistema de registro de imóveis brasileiro protege de modo mais ou menos equivalentes a segurança jurídica dinâmica e estática da propriedade imobiliária. Assim sendo, rege-se por diversos...
Ver mais
testeVisit Us On LinkedinVisit Us On InstagramVisit Us On FacebookVisit Us On Youtube