fbpx

Entrevista – Rogério Peninha Mendonça, Deputado Federal

“A sociedade precisa ser esclarecida a respeito da real atuação do segmento, esta é a nossa principal bandeira”, disse o Deputado a CNR sobre a Frente Parlamentar da Justiça Notarial e Registral

 

Lançada e coordenada pelo Deputado Federal Rogério Peninha Mendonça, a Frente Parlamentar da Justiça Notarial e Registral tem objetivo de dar valor merecido às atividades exercidas por notários e registradores. Composta por 325 parlamentares, a Frente é o maior grupo formado no Congresso Nacional. Confira a entrevista completa do Deputado com mais detalhes sobre o projeto.

 

CNR: Qual o principal objetivo da Frente Parlamentar da Justiça Notarial e Registral?

 

Rogério Peninha Mendonça: O nosso principal objetivo é mostrar ao Congresso Nacional, e por consequência disso, aos brasileiros, o importante trabalho feito pelos cartórios e notários do nosso país. É uma iniciativa que visa dar o valor merecido às atividades exercidas com responsabilidade e credibilidade em prol da sociedade.

 

CNR: Como surgiu essa iniciativa?

 

Rogério Peninha Mendonça: Acompanho há muito tempo o trabalho dos profissionais dos cartórios. E sempre senti um incômodo muito grande, até em conversas com os colegas de parlamento, sobre a visão distorcida que a maioria deles têm acerca da categoria. Depois, em conversa com alguns profissionais da área, tivemos a ideia de criar a Frente Parlamentar. Vejo que será a melhor maneira de divulgar de forma ampla e correta a atuação e a importância dos trabalhos.

 

CNR: Qual será a dinâmica de atuação desta frente?

 

Rogério Peninha Mendonça: Nós temos uma grande preocupação em manter um encontro periódico do grupo, é isto que vai definir as diretrizes de trabalho. A intenção é que possamos nos reunir pelo menos uma vez por mês. Nesses encontros a prioridade é definir as pautas de interesse e a forma de atuação. Para dar andamento a tudo o que for decidido nos encontros, designei uma pessoa de minha inteira confiança, a Patrícia Ricken Vanderlinde, para ser a secretária executiva da frente. Ela fará inclusive o acompanhamento dos processos em tramitação na Casa.

 

CNR: Qual a avaliação que faz do posicionamento do Congresso em relação aos cartórios?

 

Rogério Peninha Mendonça: Tivemos o apoio de mais de 300 parlamentares para a instalação da Frente. Isso demonstra um interesse coletivo do grupo pela atividade desenvolvida. Mas, vejo também, que não é um assunto de domínio da maioria. Muitos parlamentares ainda têm uma visão distorcida do trabalho e da importância exercida pela categoria, e esta será uma das nossas áreas de atuação com os trabalhos da FP constituídos e devidamente instalados.

 

CNR: Quais serão as principais bandeiras desta frente?

 

Rogério Peninha Mendonça: A sociedade precisa ser esclarecida a respeito da real atuação do segmento, esta é a nossa principal bandeira. Dentro disso, claro, debater o combate à burocracia e também as formas de contribuição para desafogar o Poder Judiciário. A Frente quer ser um instrumento de difusão, de debate e de proposições sobre estas atividades que têm mais de um milhão de colaboradores envolvidos em todo o país.

 

CNR: Qual o papel de entidades como a CNR junto à frente?

 

Rogério Peninha Mendonça: A Confederação traz o respaldo técnico que o nosso grupo de congressistas precisa. É a certeza de termos os melhores profissionais alinhados, trabalhando em conjunto na busca de melhorias que vão contribuir com o grupo. Certamente, é de conhecimento nacional a reputação ilibada da CNR, e isso será de fundamental importância no andamento dos trabalhos.

 

CNR: Qual a expectativa em relação à iniciativa?

 

Rogério Peninha Mendonça: Confesso que estou muito ansioso. Até porque diariamente recebo ligações, e-mails, mensagens de profissionais e também de parlamentares de diversos estados do país demonstrando interesse em participar do grupo. Isso mostra que estamos no caminho certo. Será um ano de muito trabalho, certamente. Mas também muito produtivo, e para isso conto com o apoio de toda a categoria, assim como todos podem contar comigo.

 

O material completo do lançamento da Frente pode ser conferido aqui.

 

Concart 2019

O evento já está com suas inscrições abertas e ocorrerá neste ano na cidade Natal-RN, entre os dias 06 e 09 de junho. O tema foco do evento será sobre a importância da atividade notarial e registral para o desenvolvimento econômico social e sustentável do Brasil.

 

Saiba mais sobre as inscrições e não deixe de participar da maior Conferência da classe que irá reunir profissionais de todo o país.

Você deve gostar

O que há de novo
Ver mais
testeVisit Us On LinkedinVisit Us On InstagramVisit Us On FacebookVisit Us On Youtube