fbpx

Lavagem de dinheiro e corrupção: entenda como os cartórios podem atuar no combate a esses crimes

Durante a Concart 2019 será debatido como as funções notariais e registrais podem ser fundamentais para combater a lavagem de dinheiro e a corrupção

 

Apenas aguardando regulamentação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para atuar em parceria com o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), notários e registradores se preparam para colaborar na prevenção à corrupção e combate à lavagem de dinheiro, ao informar transações suspeitas ao setor. Dada a importância desses profissionais estarem preparados para essa atuação, o tema será uma das palestras da Conferência Nacional dos Cartórios (Concart 2019). O evento será realizado no SERHS Natal Grand Hotel, em Natal (RN), entre os dias 06 e 08 de junho.

 

Atuação

 

O delegado da Polícia Federal, Edson Garutti, que é um dos palestrantes confirmados na Concart 2019 para falar sobre o tema, explica que os cartórios lidam diariamente com informações importantes, como, por exemplo,  transferências de patrimônio, o que reforça a relevância do segmento nos comunicados suspeitos. “O que precisamos é de normatização da atuação dos cartórios no combate à lavagem de dinheiro para a comunicação de operação suspeita ao Coaf”, declarou.

 

A regulamentação

 

O delegado ressaltou que, na prática, os notários e registradores já realizam diversos procedimentos que contribuem no combate à corrupção e a lavagem de dinheiro. Diariamente os profissionais atuam em diversos procedimentos que auxiliam na fiscalização, porém, é necessário que haja a regulamentação do CNJ para que a ação seja mais efetiva.  

 

Concart 2019

 

A Conferência, que é realizada pela Confederação Nacional de Notários e Registradores (CNR), já está com suas inscrições abertas. De acordo com o presidente da CNR, Rogério Bacellar, a Concart 2019 contará com a presença de especialistas e autoridades de renome para focar nos temas atuais e relevantes, entre eles os avanços na atuação dos notários e registradores, sua função social e o auxílio no combate à corrupção e a lavagem de dinheiro.

Palestrantes confirmados

 

Entre os palestrantes confirmados está o Corregedor Nacional do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, e os Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux e Alexandre de Moraes. Confira outros nomes importantes confirmados aqui.

 

Não deixe de fazer parte deste grande evento e garanta a sua vaga!

 

Fique por dentro de todas as informações e atualizações do evento na nossa página do Facebook e também pelo Instagram!

Foto: Mídia Z Produções

 

Você deve gostar

O que há de novo
post-image
Artigo Notícia Últimas Notícias

Artigo: A dignidade da pessoa humana e seu aparente conflito com princípios basilares do registro imobiliário, diante da alteração do prenome ou do gênero do titular da propriedade – Por Manoel Aristides Sobrinho

Introdução O sistema de registro de imóveis brasileiro protege de modo mais ou menos equivalentes a segurança jurídica dinâmica e estática da propriedade imobiliária. Assim sendo, rege-se por diversos...
Ver mais
testeVisit Us On LinkedinVisit Us On InstagramVisit Us On FacebookVisit Us On Youtube