O presidente da Confederação Nacional de Notários e Registradores (CNR) e Associação de Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), Rogério Portugal Bacellar, participou, na manhã desta terça-feira (12), da sessão solene realizada pela Câmara dos Deputados em homenagem ao Dia Nacional do Notário e do Registrador. A data, que foi comemorada no dia 18 de novembro, foi instituída pela Lei 11.630/2007 para celebrar o trabalho prestado pelos profissionais presentes em cartórios de todo o país. A sessão solene foi proposta e presidida pelo deputado federal Julio Lopes (PP-RJ).
“Conheci o Julio Lopes quando era secretário de estado no Rio de Janeiro. Tínhamos uma parceria muito grande com os Ministérios da Justiça e das Cidades para fazermos a regularização fundiária no Brasil inteiro. O Julio abriu as portas no Rio de Janeiro para começarmos o projeto no Morro do Alemão, Rocinha e Vidigal. Hoje, o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) faz isso com muito mais facilidade porque o Julio foi o desbravador. Sempre simpatizante da nossa classe, ele criou o Cartório da Cidadania. Só temos a agradecer ao Deputado pelas atividades e pelo trabalho que desenvolve para a classe notarial e registral”, destacou Bacellar.
O presidente da CNR e da Anoreg/BR lembrou que a criação do Dia do Notário e do Registrador surgiu de uma assembleia da classe e resultou na elaboração do projeto de lei apresentado pelo então deputado federal Alex Canziani. “Os notários e registradores do Brasil são parceiros do Congresso Nacional e dos poderes Executivo e Judiciário. Apresentamos vários projetos e trabalhamos nas políticas públicas dos Governos Federal, estaduais e municipais. Com isso, nós damos bem-estar para a população brasileira através da segurança jurídica e da orientação gratuita que oferecemos nos cartórios”, salientou Bacellar. Encerrada a cerimônia, os notarios e registradores presentes se reuniram para uma foto representativa do momento histórico, que ficará marcado nas comemorações dos Cartórios brasileiro. A íntegra do evento se encontra disponível no canal da Câmara dos Deputados no YouTube, mas você também pode assisti-la no player abaixo:
Fonte: Assessoria de Comunicação da CNR