Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Terceiro painel do V Seminário Brasil-Alemanha explora perspectivas comparadas sobre o notariado

O evento reunirá renomados especialistas do Brasil e da Alemanha para uma discussão enriquecedora

O V Seminário Brasil-Alemanha sobre Direitos Reais e Imobiliário promete uma análise profunda e comparativa do notariado alemão, europeu e brasileiro em seu terceiro painel, intitulado “O notariado alemão, europeu e brasileiro em perspectiva comparada”. O painel, marcado para o dia 08 de março, às 14h30, no auditório da ENFAM, em Brasília DF, reunirá renomados especialistas do Brasil e da Alemanha para uma discussão enriquecedora.

O painel será presidido pelo ministro Antônio Carlos Ferreira e pelo presidente do Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (ONR), Juan Pablo Gossweiler. O destaque será para as apresentações do Prof. Dr. Jens Bormann, mestre pela Harvard Law School (Massachusetts/EUA) e doutor pela Universidade de Friburgo (Alemanha). Foi editor-chefe da Revista do Notariado Alemão (Deutsche Notar-Zeitschrift – DNotZ). Atualmente atua como notário em Ratingen, é o atual presidente da Câmara Federal dos Notários, vice-presidente da Câmara dos Notários do Reno, além de ser professor honorário na Universidade de Hanôver.

Após a apresentação do Prof. Dr. Jens Bormann, haverá um período de discussão envolvendo debatedores de peso: Prof. Dr. Peter Huber, Giselle de Barros (presidente do CNB – Colégio Notarial do Brasil) e Ubiratan Pereira Guimarães.

O V Seminário Brasil-Alemanha tem por objetivo discutir questões de suma importância para as relações jurídicas referentes a bens, um assunto que transcende o mundo jurídico devido às suas implicações sociais, políticas e econômicas fundamentais.

Este será o quinto Seminário Brasil-Alemanha realizado no Brasil em parceria com a Faculdade de Direito da Universidade de Friburgo e com a Universidade Humboldt de Berlim. O seminário ocorrerá nos dias 8 de março em Brasília e 11 de março de 2024 em Florianópolis.

O evento destina-se a magistrados, servidores, demais colaboradores, professores e estudantes interessados no tema. Também são bem-vindas pessoas de outras áreas que tenham interesse em participar e contribuir para as discussões.

O Seminário conta com o apoio da Escola Nacional dos Notários e Registradores (Ennor), reforçando a importância da participação dos profissionais do setor no evento.

Os interessados em participar devem preencher e enviar o formulário de inscrição até o dia 7 de março.

Fonte: Anoreg/BR

ENNOR promove webinar sobre Transcrições no Registro de Imóveis

Evento online abordará desde a análise da cadeia dominial no regime anterior à Lei nº 6.015/73 até as novas diretrizes…
Leia mais

STF retira suspensão de processos sobre ‘pejotização’ na primeira instância e nos TRTs

Ministro Gilmar Mendes considerou que a medida represou processos; decisão permite trâmite de casos nas instâncias ordinárias O ministro Gilmar…
Leia mais

Nova plataforma vai reunir pedidos de certidões de diferentes cartórios em um único local

A Corregedoria Nacional de Justiça e os Operadores Nacionais dos Registros Públicos lançam, na próxima segunda-feira (22), às 18h30, a…
Leia mais