fbpx

CNR irá emitir carteira de identidade própria para notários e registradores

carteira de identidade emitida pela CNR

A Confederação Nacional de Notários e Registradores (CNR) passará a emitir carteira de identidade própria para Notários, Registradores e Escreventes de Cartórios. É o que prevê o Projeto de Lei  5.106/2019, aprovado na semana passada no Plenário do Senado Federal. Sendo assim, agora a proposta segue para a sanção presidencial. 

Segundo informações da Agência Senado, o projeto é do deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE), que teve parecer favorável do senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), o relator na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Não houve emendas em Plenário, sendo a proposta aprovada.

O documento que deverá ser emitido e modelo definido pela CNR terá validade para todo o território nacional como prova de identidade, para qualquer efeito. “Isso será essencial para permitir que Notários e Registradores sejam devidamente identificados, assim, da mesma forma que outras entidades de classe. Além disso, irá gerar maior segurança jurídica para os profissionais dos cartórios e a população”, relata o presidente da CNR, Rogério Bacellar. 

Leia também: 3 livros jurídicos que vão melhorar seu desempenho profissional!

Identidade própria para Notários e Registradores

No documento de identidade própria para Notários e Registradores irá conter informações como: nome completo, filiação, nacionalidade e naturalidade, serventia na qual trabalha, com indicação de comarca e estado, atribuições executadas no cartório e uma fotografia. Terá validade de 2 anos.

O projeto ainda determina que para a emissão e renovação do documento de identidade de Notários e Registradores será necessário a apresentação dos documentos que comprovem a delegação do serviço notarial e registral. Já para a emissão e renovação do documento de identidade de escreventes será necessária a apresentação da carteira de trabalho e uma declaração do titular do cartório.

Fonte: Assessoria da CNR com informações da Agência Senado

Você deve gostar

O que há de novo
post-image
Artigo Notícia Últimas Notícias

Artigo: A dignidade da pessoa humana e seu aparente conflito com princípios basilares do registro imobiliário, diante da alteração do prenome ou do gênero do titular da propriedade – Por Manoel Aristides Sobrinho

Introdução O sistema de registro de imóveis brasileiro protege de modo mais ou menos equivalentes a segurança jurídica dinâmica e estática da propriedade imobiliária. Assim sendo, rege-se por diversos...
Ver mais
testeVisit Us On LinkedinVisit Us On InstagramVisit Us On FacebookVisit Us On Youtube