fbpx

Quarentena: Serviços online para cartórios em trabalho remoto

Quarentena: Serviços online para cartórios em trabalho remoto

A adoção de quarentena e fechamento de estabelecimentos comerciais está transformando a rotina das cidades brasileiras. Com isso, diversos cartórios vêm adotando medidas como o trabalho remoto para preservar o bem-estar de colaboradores e usuários das serventias. Mas como manter este atendimento essencial com a mesma excelência mesmo à distância?

Neste cenário, os serviços online para cartórios podem ser uma boa alternativa, unindo segurança e efetividade para profissionais e cidadãos. Listamos, abaixo, algumas das opções disponíveis e sugestões para a continuidade das atividades de forma eletrônica.

Recebimento de documentos por e-mail

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) editou, na última semana, provimento que permite o envio de documentos via e-mail. A medida é válida para emissão de certidões de nascimento e de óbito. A norma ainda permite que as certidões de nascimento possam ser expedidas até 15 dias após a decretação do fim de período de emergência em saúde pública. Basta que os interessados compareçam às serventias para regularização.

Pelo Provimento n. 93/2020, as declarações de nascimento podem ser assinadas pelos declarantes em hospitais, sendo enviadas eletronicamente pela unidade de saúde. Para atestados de óbito, devem ser enviados a cópia da identidade do falecido e do declarante, além dos documentos hospitalares correspondentes. Os endereços eletrônicos das serventias estão disponíveis no portal da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (ARPEN BRASIL).

Atos notariais

Por meio dos serviços online para cartórios, é possível, ainda, iniciar processos de atos notariais. Entre eles estão pedidos de divórcio, procurações e testamentos públicos. Os pedidos devem ser feitos a partir de envio correto de documentos e dados por meio dos canais digitais de cada serventia. Mas atenção: esta medida está disponível para requerimento e abertura dos processos; outros procedimentos poderão depender do atendimento presencial.

Documentos digitais

As serventias também poderão oferecer certidões e registros de documentos por meio dos certificados digitais. Estes têm a mesma validade e autenticidade dos documentos físicos, para uso exclusivo em ambiente eletrônico. A CNR mantém parceria com a Certisign para emissão do certificado digital com condições especiais – saiba mais.

Serviços online para cartórios: Comunicação facilitada

Os profissionais de cartório podem, ainda, reforçar a comunicação online neste período. Mesmo trabalhando remotamente, os colaboradores devem estar atentos aos contatos via e-mail, chats, Whatsapp e outros canais mantidos pela serventia. O momento é de dúvidas para grande parte dos usuários, que procurarão informações nos canais com maior frequência. Por isso, não deixe de atualizar redes sociais e sites. Assim, os serviços poderão continuar a serem prestados de forma eficiente e segura para todos.

 

Confira como buscar atendimento online:

Cartórios de Protesto: pedidos de certidões, cancelamento, anuências e pesquisa de protesto. Acesse o site

Cartórios de Registro Civil:pedidos de segundas vias certidões de nascimento, casamento e óbito. Acesse o site

Cartórios de Registro de Imóveis:pedidos de certidões, consulta de matrículas, pesquisas de bens. Acesse o site

Cartórios de Notas: consulta de testamentos, separações, divórcios, inventários e partilhas. Acesse o site.

Cartórios de Títulos e Documentos: consulta de registros e serviços de pessoas jurídicas. Acesse o site

Continue acompanhando nossas publicações através das redes sociais Instagram e Facebook. A CNR continua atenta ao cenário nacional e trará as informações mais relevantes para o setor.

Você deve gostar

O que há de novo
post-image
Artigo Notícia Últimas Notícias

Artigo: O que mudou com a lei 14.382/22 no que se refere à usucapião extrajudicial: A impugnação injustificada – Por Letícia Franco Maculan Assumpção, Carlos Rogério de Oliveira Londe, Daniela Chagas e Ana Clara Amaral Arantes Boczar

A LRP – Lei de Registros Públicos, ao tratar da usucapião extrajudicial, disciplina o procedimento quando há impugnação ao pedido. A redação original, dada pela lei 13.105/15, determinava que, havendo impugnação,...
Ver mais
testeVisit Us On LinkedinVisit Us On InstagramVisit Us On FacebookVisit Us On Youtube