Nesta quinta-feira, 04.06, a ENNOR realizou a WEBINAR sobre Mediação e Conciliação Extrajudicial, o encontro foi transmitido pelo canal da escola no Youtube: Ennor Cursos e também pelo instagram. Contou com a presença da Juíza Valeria Lagrasta, do Desembargador Roberto Bacellar e do Conselheiro Henrique Ávila.
No encontro a Dra. Valeria Lagrasta abordou temas como o Provimento nº 67/CNJ e a Resolução nº 125/CNJ, destacando sua importância na implementação da mediação extrajudicial, colocando como os três pilares principais da política pública:
- A mudança de mentalidade dos operadores do direito e da comunidade em relação ao uso dos métodos consensuais de solução de conflitos;
- 2. A qualidade dos serviços prestados por conciliadores e mediadores, que exige capacitação e remuneração;
- 3. E como objetivo principal, o acesso à justiça, sendo essa uma oportunidade de se resolver os conflitos de forma célere, com uma decisão adequada às necessidades das partes.
Com entusiasmo, o Des. Roberto Bacellar falou sobre os avanços que a mediação extrajudicial vem conquistando, proporcionando assim, uma maior abrangência dos métodos consensuais de resolução de conflitos, mostrando também os pontos positivos que a mediação e a conciliação podem trazer na sociedade num todo. Enfatizou também, a importância das parcerias e convênios entre o estado e as serventias, para ampliar o serviço prestado a comunidade, desafogando o judiciário e promovendo a comunicação não violenta.
O Conselheiro Henrique Ávila, enfatizou como a cultura da paz precisa ser inserida, mesmo que vagarosamente, em nossa sociedade, destacando a soberania da política da mediação e conciliação, como métodos de resolução de conflitos, para que possamos evoluir como sujeitos de direitos e deveres, tendo consciência de nossas atitudes, podendo mudá-las para melhorar nosso convívio, crescendo positivamente. Evidenciou ainda, a importância da atividade notarial e registral na mediação e conciliação, tendo assim, mais uma garantia e ferramenta que a justiça, pautada na cultura pacífica, chegue em todos os locais possíveis do nosso país.
Por fim, os professores dialogaram sobre os ganhos e feitos que a sociedade terá com a mediação e conciliação extrajudicial em plena atividade, as melhorias que precisam ser feitas, os pontos que devem ser vistos pelas autoridades competentes e também pela classe de notários e registradores para que juntos, possam, como já dito, evoluir para uma cultura do diálogo e da paz na resolução dos conflitos que surgem constantemente.
Abaixo destacamos um breve currículo dos professores:
Valeria Lagrasta – Juíza de Direito, Especialista em Métodos de Soluções Alternativas de Conflitos Humanos, Instrutora de Mediação e Conciliação do Conselho Nacional de Justiça-CNJ.
Desembargador Roberto Bacellar – Desembargador do TJ-PR, Mestre em Direito Econômico Social, especialização em Direito Civil e Processual Civil.
Conselheiro Henrique Ávila – Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), advogado, e professor.
FONTE: ENNOR