fbpx

Centrais facilitam serviços cartorários para a população

Serviços Cartórios

Cartórios de todo o país vêm adotando medidas como o trabalho remoto para preservar o bem-estar de colaboradores e usuários das serventias. Nos últimos meses os serviços cartorários têm ganhado ainda mais força, especialmente pelo fato de unir segurança e efetividade para profissionais e cidadãos. 

Os profissionais de cartório podem, ainda, reforçar a comunicação online neste período. Mesmo trabalhando remotamente, os colaboradores devem estar atentos aos contatos via e-mail, chats, Whatsapp e outros canais mantidos pela serventia. O momento é de dúvidas para grande parte dos usuários, que procurarão informações nos canais com maior frequência. Por isso, não deixe de atualizar redes sociais e sites. Assim, os serviços poderão continuar a serem prestados de forma eficiente e segura para todos.

Para que os serviços cartórios sejam prestados eletronicamente, diversas centrais facilitam serviços cartorários para a população. Listamos, abaixo, algumas das opções disponíveis:

Cartórios de Protesto: pedidos de certidões, cancelamento, anuências e pesquisa de protesto. Acesse o site

Cartórios de Registro Civil: pedidos de segundas vias certidões de nascimento, casamento e óbito. Acesse o site

Cartórios de Registro de Imóveis: pedidos de certidões, consulta de matrículas, pesquisas de bens. Acesse o site

Cartórios de Notas: consulta de testamentos, separações, divórcios, inventários e partilhas. Acesse o site.

Cartórios de Títulos e Documentos: consulta de registros e serviços de pessoas jurídicas. Acesse o site

Serviços cartorários mais acessíveis

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) editou, no final de março, um provimento que permite o envio de documentos via e-mail. Pelo Provimento n. 93/2020, as declarações de nascimento podem ser assinadas pelos declarantes em hospitais, sendo enviadas eletronicamente pela unidade de saúde. Para atestados de óbito, devem ser enviados a cópia da identidade do falecido e do declarante, além dos documentos hospitalares correspondentes. Consulte os endereços eletrônicos das serventias AQUI

Atos notariais

Por meio dos serviços online para cartórios, é possível, ainda, iniciar processos de atos notariais. Entre eles estão pedidos de divórcio, procurações e testamentos públicos. Os pedidos devem ser feitos a partir de envio correto de documentos e dados por meio dos canais digitais de cada serventia. Mas atenção: esta medida está disponível para requerimento e abertura dos processos; outros procedimentos poderão depender do atendimento presencial.

Documentos digitais

As serventias também poderão oferecer certidões e registros de documentos por meio dos certificados digitais. Estes têm a mesma validade e autenticidade dos documentos físicos, para uso exclusivo em ambiente eletrônico. A CNR mantém parceria com a Certisign para emissão do certificado digital com condições especiais – saiba mais.

Continue acompanhando nossas publicações através das redes sociais Instagram, Facebook e Telegram A CNR continua atenta ao cenário nacional e trará as informações mais relevantes para o setor.

Você deve gostar