O primeiro bloco da 19ª edição do programa Cartório Contemporâneo contou com a participação do vice-presidente da CNR e presidente do Instituto de Registro e de Documentos de Pessoas Jurídicas do Brasil (RTDPJ), Rainey Barbosa Marinho, falando sobre a Central eletrônica dos Cartórios de Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas. Segundo Marinho, a central atende, atualmente, mais de 106 mil usuários e tem cobertura de 80% dos Cartórios brasileiros, sendo uma ferramenta amigável, simples, com cadastro facilitado e navegação intuitiva.
Por meio dela, é possível registrar on-line, contratos de todas as qualidades, como: atas de associações, condomínio, locação, serviços bancários e documentos estatutários. “A central é uma área segura, que oferece inúmeros recursos, entre eles a assinatura digital, e que conta com o envolvimento de mais de 2.700 Cartórios no atendimento à população”, explicou Marinho.
Muitos não acreditavam na capacidade do país em se informatizar, mas o assunto foi sendo desenvolvido e, hoje, os Cartórios estão contribuindo ainda mais para desafogar o Judiciário com atos que podem ser feitos nos cartórios, que tanto contam com a capilaridade no país.
Privatização dos cartórios baianos
A segunda convidada do programa Cartório Contemporâneo, a Ministra aposentada do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Dra. Eliana Calmon, compartilhou histórias e conquistas marcantes da sua carreira, como a privatização dos Cartórios baianos.
Eliana relatou que, durante sua atuação como corregedora geral, recebeu inúmeras denúncias sobre as péssimas condições dos serviços cartorários na Bahia e, aproximando-se do então presidente da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR), Dr. Rogério Bacellar, decidiu apurar essas informações e investigar a situação. “Foi assim que comecei, junto com o Dr. Bacellar, uma política de privatização dos Cartórios”, relembrou.
Para ela, a iniciativa teve um impacto positivo na atividade notarial e de registro, contribuindo para que os Cartórios da Bahia desenvolvessem mais organização, bom atendimento e ganhassem melhores condições de infraestrutura. A Ex-Ministra também comentou sobre o fato de ter sido a primeira mulher a assumir uma cadeira no Superior Tribunal de Justiça, em 1999.
“Foi um momento histórico muito importante para todas as mulheres e para a sociedade.
Essa vitória foi minha, das mulheres brasileiras e dos movimentos feministas que muito lutaram para a chegada feminina nos tribunais superiores”, celebrou.
No fim da entrevista, Dra. Eliana ressaltou a importância dos Cartórios como entidades que acompanham todos os atos da vida civil da população – do nascimento à morte – e elogiou o programa Cartório Contemporâneo como uma boa iniciativa para trazer mais transparência e aprimorar a comunicação da atividade cartorária.
Cartório Contemporâneo na TV
O programa Cartório Contemporâneo é uma realização da CNR, apresentado por Duda Meirelles, dirigido por Ana P. Araújo e produzido pela Cia do Filme. Tem periodicidade semanal, revelando o mundo da atividade notarial e registral no Brasil. O projeto apresenta, de forma simples e didática, a segurança jurídica que a sociedade merece. A exibição acontece toda quinta-feira às 19h, com reprise na segunda-feira no mesmo horário. Todos os episódios podem ser acessados no YouTube da CNR.
Para saber mais sobre o Programa Cartório Contemporâneo, acesse o site www.tvjustica.jus.br, www.cnr.org.br ou entre em contato pelo e-mail tvcartorios@cnr.org.br. Confira o canal aqui.