fbpx

Ep. 17 do Cartório Contemporâneo traz abordagem sobre Notas, Compliance e Registro Civil de Pessoas Naturais

aula magna

No 17º episódio do Cartório Contemporâneo, a Confederação Nacional de Notários e Registradores (CNR), com apoio da Associação dos Notários e Registradores do Rio de Janeiro (Anoreg-RJ), recebeu o Presidente do Colégio Notarial do Brasil Seção Rio de Janeiro (CNB/RJ) e tabelião do 35º Ofício de Notas do Rio de Janeiro, José Renato Vilarnovo Garcia, para um bate-papo.

Durante o encontro, Vilarnovo Garcia falou sobre o que faz e a importância do Cartório de Notas. De acordo com o convidado, a principal responsabilidade é a organização técnica e administrativa, em que estão dispostos serviços para a população com a devida segurança jurídica, tais como reconhecimento de firma, autenticação de cópias, escrituras, procurações, entre outros. “O tabelião é um assessor jurídico, imparcial, da comunidade que ele atende”, explicou. 

Garcia destacou, também, os avanços tecnológicos como o surgimento da plataforma e-Notariado, lançada durante a pandemia, que permite o acesso a serviços de cartórios de todo o Brasil de forma totalmente digital, sem a necessidade de comparecimento presencial. “A plataforma permite até que divórcios sejam feitos por videoconferência”, exemplificou. 

Para encerrar a entrevista, o Presidente do Colégio Notarial do Brasil Seção Rio de Janeiro analisou o futuro dos Cartórios de Notas. Para ele,  o papel do Cartório de Notas continua  importantíssimo, porque as pessoas precisam de confiança e é este o papel do Tabelião. 

Os Cartórios de Registro Civil 

O segundo bloco desta edição do Cartório Contemporâneo contou com a participação de Priscilla Machado Soares, Oficial do 4º Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais  do Rio de Janeiro e Diretora da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Rio de Janeiro. 

Duda Meirelles perguntou sobre as novidades que surgiram no campo do Registro Civil de Pessoas Nacionais. Priscilla citou a padronização dos registros nacionais, bem como o backup eletrônico dos registros que já existiam, entre outras. Ela também falou sobre o registro de pessoas transgênero. “Isso é possível, sem laudo psicológico, a pessoa pode mudar o gênero ou o nome. É só levar a documentação necessária, sem qualquer dificuldade ou burocracia”, explica. 

A oficial ainda falou sobre as unidades interligadas de Registro Civil, que são postos de cartórios dentro das maternidades “Assim evitamos que existam crianças sem registro no país”, completa. 

Cartório Contemporâneo na TV

O programa Cartório Contemporâneo é uma realização da CNR, apresentado por Duda Meirelles, dirigido por Ana P. Araújo e produzido pela Cia do Filme, é semanal, revelando o fascinante mundo da atividade notarial e registral no Brasil. Apresentando de forma simples e didática, a segurança jurídica que a sociedade merece. A exibição vai ao ar toda quinta-feira às 19h e reprisado na segunda-feira no mesmo horário. Todos os episódios podem ser acessados no YouTube da CNR. 

Para saber mais sobre o Programa Cartório Contemporâneo, acesse o site www.tvjustica.jus.br, www.cnr.org.br ou entre em contato pelo e-mail contato@cnr.org.br. Confira o canal aqui.

Você deve gostar

O que há de novo
Ver mais
testeVisit Us On LinkedinVisit Us On InstagramVisit Us On FacebookVisit Us On Youtube