Homenagem ao presidente da CNR e ANOREG-BR foi entregue em sessão solene da Assembleia Legislativa em celebração ao Dia Nacional do Notário e do Registrador
O presidente da Confederação Nacional de Notários e Registradores (CNR) e Associação dos Notários e Registradores do Brasil (ANOREG-BR), o curitibano Rogério Portugal Bacellar, é o mais novo Cidadão Cearense. O título foi entregue em sessão solene realizada na tarde da última terça-feira (18), na Assembleia Legislativa do Ceará (ALECE), em celebração ao Dia Nacional do Notário e do Registrador. A homenagem foi proposta em projeto de lei de autoria do deputado estadual Cláudio Pinho, presidente da ANOREG-CE e Sindicato dos Notários, Registradores e Distribuidores do Estado do Ceará (SINOREDI-CE).
Após a aprovação em plenário, a concessão do título foi sancionada pelo governador Elmano de Freitas da Costa como Lei nº 19.343, de 24 de junho de 2025. O Ceará é o quinto estado a conceder cidadania honorária a Bacellar, já agraciado com títulos similares na Bahia, Pernambuco, Mato Grosso e Paraíba. O presidente da CNR e ANOREG-BR também é Cidadão Benemérito do Paraná e Vulto Emérito de Curitiba, além de cidadão honorário dos municípios de Morretes (PR), Maceió (AL) e Brasília (DF).
Conquistas
O propositor da honraria destacou os relevantes serviços prestados por Bacellar, bem como sua contribuição para o desenvolvimento do País. “Como representante de classe, Rogério Bacellar lutou incansavelmente para melhorar a vida das pessoas e desafogar a Justiça brasileira com serviços como inventário, divórcio e apostilamento em cartórios, que garantem segurança jurídica para atender às necessidades da população brasileira”, destacou Pinho. Segundo o parlamentar, “o Ceará reconhece esse trabalho que ele não fez sozinho, mas foi quem estabeleceu o diálogo com o Judiciário, o Legislativo e o Executivo que proporcionou todas essas conquistas para o povo e para a categoria, como a carteira de identificação profissional de notário e registrador com validade nacional”.

Em seu discurso na sessão solene, Bacellar se disse honrado por receber o título de Cidadão Cearense. “O Cláudio Pinho não podia ter escolhido dia melhor para a homenagem, o Dia do Notário e do Registrador. Tenho orgulho de ser Tabelião e Registrador, de pertencer a esta classe e agora por ser Cidadão Cearense”, declarou. Ele ressaltou que a autorização do Ministério da Justiça para realização de inventário, separação e divórcio nos cartórios foi uma tarefa árdua, mas com grandes benefícios. “Um inventário, por exemplo, que demorava anos, hoje sai em 15 dias. Trabalhamos com segurança jurídica para facilitar a vida do cidadão. Os notários e registradores estão presentes em todos os distritos, municípios e comarcas, prestam um serviço essencial e as pesquisas mostram que somos o serviço mais confiável para os brasileiros”, afirmou.
Carreira
Nascido em 24 de novembro de 1949, Bacellar se formou em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Na década de 1970, quando cursava a faculdade na capital do Estado, foi aprovado em dois concursos para agente delegado e assumiu o Cartório de Morretes, no Litoral do Paraná. Em 1981, Bacellar foi designado como interventor do Tabelionato de Notas e de Registro Civil de Curitiba e se mudou para a capital paranaense. Em 2015, ele requereu a remoção para o 6º Tabelionato de Protesto de Curitiba.

Bacellar foi presidente da Carteira de Previdência dos Servidores do Poder Judiciário, da Associação dos Serventuários de Justiça do Estado do Paraná (Assejepar) e da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná (ANOREG-PR). Além disso, foi o fundador e primeiro presidente do Sindicato dos Escrivães, Notários e Registradores do Paraná (Sienoreg-PR) e do Fundo de Apoio ao Registro Civil de Pessoas Naturais (Funarpen), e ainda fundador do Instituto de Estudos dos Notários e Registradores (Inoreg).
Atualmente, além de estar à frente da CNR e da ANOREG-BR, Bacellar ocupa também a presidência da Federação Brasileira de Notários e Registradores (Febranor), do Conselho Superior da Escola Nacional de Notários e Registradores (ENNOR) e da Rede Ambiental e de Responsabilidade Social dos Notários e Registradores (Rares-NR).
Fonte: Assessoria de comunicação da CNR
