O Poder Judiciário de Alagoas (TJAL) acolheu pedido da Confederação Nacional de Notários e Registradores (CNR) para a adoção de medidas de solução consensual em procedimentos administrativos instaurados contra Notários e Registradores. Desta forma, o Corregedor Geral da Justiça do Estado de Alagoas determinou a elaboração de um Provimento que discipline a solução consensual, inclusive com a assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta, a fim de modular a atuação do agente delegado, dando uma acepção mais correicional e regulatória do que punitiva ao procedimento.
Essa decisão será uma forma de gerar segurança jurídica à Corregedoria Geral, aos Juízes Corregedores Permanentes e aos Notários e Registradores.
Leia também: Presidente da CNR se reúne com presidente do Superior Tribunal Militar (STM)
Sobre as medidas
A decisão ressalta ainda que as medidas de solução consensual a serem adotadas se apresentarão como opção de atuação correicional, especificamente como uma forma de prevenção nas atividades cartorárias, sem contudo, caso necessário, impedir eventual procedimento administrativo de cunho disciplinar.
Seja um associado CNR
Seja um associado também da entidade que representa Notários e Registradores. Entre em contato pelo telefone: (61) 3963-1555 ou pelo e-mail contato@cnr.org.br para mais detalhes e esclarecimentos.