fbpx

VII CONCART e XXIV Congresso da ANOREG/BR destacam a atuação feminina na atividade extrajudicial

No segundo dia da VII CONCART e do XXIV Congresso da ANOREG/BR, em Brasília-DF, a atuação das mulheres na atividade Notarial e Registral foi destaque com o painel “Mulheres em Pauta”. Após o painel, ocorreu a cerimônia de reconhecimento do “Selo Cartório Mulher”, honraria concedida pela CNR às serventias que possuem políticas de equidade no ambiente profissional, e a entrega da Medalha Ellas, que reconheceu líderes femininas do setor extrajudicial por seu trabalho e dedicação.

O painel “Mulheres em Pauta” contou participação de especialistas como Renata Gil, conselheira do CNJ e mestre em Direito; Moema Belluzzo, mestre em direito,diretora da CNR,  presidente da ANOREG/PA, diretora da ANOREG/BR e tabeliã e registradora no Pará/PA; Ana Cristina Maia, presidente do CORI/MG e registradora de imóveis em Mariana/MG; Sônia Maria, vice-presidente do IRTDPJ/BR e registradora de títulos e documentos e pessoas jurídicas no Rio de Janeiro/RJ; e Patrícia Ferraz, diretora de registro de imóveis e diretora de meio ambiente da ANOREG/BR.

Cartório Talks

Os trabalhos tiveram início com a palestra “Impacto da Governança e da Inovação para os Cartórios Brasileiros”, conduzida pelo ministro Benedito Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e diretor-Geral da ENFAM, e pelo presidente da CNR e ANOREG/BR, Rogério Portugal Bacellar. Os participantes foram convidados a refletir sobre como a governança e a inovação estão moldando o futuro dos Cartórios, trazendo eficiência, transparência e avanços que fortalecem o setor extrajudicial no Brasil.

“Os Cartórios têm sido guardiões da legalidade e segurança documental, enfrentando o desafio de adaptar-se e modernizar-se para atender os desafios contemporâneos”, afirmou o ministro.

A segunda palestra do Cartório Talks “Perspectivas da Reforma do Código Civil no Contexto do Direito Notarial e Registral”, proporcionando reflexões profundas e essenciais para a atividade extrajudicial. A mesa de debate foi composta pelos especialistas Carlos Elias, consultor do Senado Federal e doutor pela UnB; Rodrigo Toscano de Brito, advogado civilista e doutor pela PUC-SP; Pablo Stolze Gagliano, advogado civilista e doutor pela PUC-SP; e Eduardo Madruga, advogado e mestre pela Universidade de Coimbra. O painel abordou os impactos das reformas legislativas para o futuro da atividade Notarial e Registral no Brasil.

Seguindo a programação, o painel “Compliance Tributária para a Eficiência dos Registros Públicos e Tabelionatos” reuniu especialistas para debater boas práticas e gestão tributária no setor. A mesa foi composta por Alessandro Martins, auditor da Receita Federal do Brasil e coordenador do GT Cartórios; Felipe Fleury, advogado tributarista e doutor pela PUC-SP; Tiago Almeida, advogado tributarista e doutor pela PUC-SP; Evandro Oliveira, contador, tributarista, especialista em cartório e CEO da LAE Cartórios; e Tiago Conde Teixeira, advogado tributarista da equipe Sacha Calmon.

A terceira palestra do dia “Medidas Extrajudiciais para Recuperação do Crédito e Escrow Account”, trouxe estratégias que conectam eficiência e segurança jurídica no mercado de crédito e contou com a participação de Fernando Cruz, diretor do Banco Safra; Hércules Alexandre da Costa Benício, tabelião e registrador no DF e doutor pela UnB; Leandro Augusto Neves Corrêa, tabelião no MS e presidente da ANOREG/MS; e Guilherme Gaya, diretor Jurídico da ANOREG/SC.

Dando início à programação da tarde, a palestra “Inovação e Inteligência Artificial: o Futuro dos Cartórios” trouxe insights sobre como a tecnologia e a inteligência artificial estão moldando o setor Notarial e Registral e ferramentas que aprimoram a eficiência, segurança e acessibilidade dos serviços extrajudicial, com Eduardo Ibrahim, especialista em IA e inovação.

Em seguida, o painel “O Impacto do Direito Digital para Notários e Registradores”, explorou como a transformação digital está moldando o futuro da atividade extrajudicial e os desafios e as oportunidades que o Direito Digital oferece, além de destacar como as tecnologias estão redefinindo os serviços notariais e registrais. O painel contou com a participação de Laura Porto, advogada, professora e consultora jurídica especializada em Direito Digital; Ricardo Custódio, professor da UFSC e especialista em Direito Digital e Inteligência Artificial; Renato Dolci, mestre em Economia, sociólogo e cientista político pela PUC/SP; Fernando Nascimento, vice-presidente do ONR; e Rodrigo Pinho, coordenador de tecnologia do IRTDPJ Brasil.

O painel “Mulheres em Pauta” encerrou o Cartório Talks do segundo dia da Conferência junto às cerimônias de reconhecimento do “Selo Cartório Mulher”, Medalha Ellas e Prêmio RARES-NR.

Confira as fotos do evento aqui!

Fonte: Assessoria de Comunicação da CNR, com informações de ANOREG/BR

Você deve gostar

O que há de novo
post-image
Artigo Notícia Últimas Notícias

Artigo: O que mudou com a lei 14.382/22 no que se refere à usucapião extrajudicial: A impugnação injustificada – Por Letícia Franco Maculan Assumpção, Carlos Rogério de Oliveira Londe, Daniela Chagas e Ana Clara Amaral Arantes Boczar

A LRP – Lei de Registros Públicos, ao tratar da usucapião extrajudicial, disciplina o procedimento quando há impugnação ao pedido. A redação original, dada pela lei 13.105/15, determinava que, havendo impugnação,...
Ver mais
testeVisit Us On LinkedinVisit Us On InstagramVisit Us On FacebookVisit Us On Youtube