Entidade de classe representativa dos notários e registradores contemplou 176 serventias com selos de reconhecimento pela adoção de práticas inclusivas no ambiente de trabalho
Representantes de 176 cartórios de todo o Brasil foram certificados pela Confederação Nacional de Notários e Registradores (CNR) pela adoção de ações afirmativas em seus ofícios extrajudiciais. O reconhecimento ocorreu no último dia 27 de novembro, em cerimônia na VIII Conferência Nacional dos Cartórios (CONCART) e XXV Congresso da Associação de Notários e Registradores do Brasil (ANOREG/BR), principais eventos da categoria, em Brasília. Na ocasião, os estabelecimentos receberam as certificações de três selos criados pela CNR: Cartório Mulher, Cartório sem Preconceito e Cartório com Boas Práticas e Ações de Acessibilidade, todos respaldados por uma auditoria independente.
Segundo o presidente da CNR e ANOREG/BR, Rogério Portugal Bacellar, estes selos refletem o compromisso contínuo dos cartórios em implementar políticas e procedimentos que assegurem a igualdade de oportunidades, o fortalecimento organizacional e a promoção da diversidade. “Acreditamos que a valorização no ambiente de trabalho é fundamental para impulsionar a inovação e criar uma cultura organizacional inclusiva”, afirma.

“É preciso atender às normativas e legislações relacionadas à nossa atuação tanto como empregadores quanto de atendimento ao público. Para atender essa demanda, a CNR conta com esses selos, que são de extrema importância para demonstrar que os nossos locais de trabalho adotam políticas de bem-estar, e estão em busca da aplicação efetiva dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e das normativas de trabalho”, detalha a diretora da CNR e ANOREG/BR, Maria Aparecida Bianchin.
Os selos
Lançado em 2024, o Selo Cartório Mulher reconhece os cartórios extrajudiciais que adotam práticas exemplares voltadas à inclusão profissional de mulheres, promoção da equidade de gênero e enfrentamento da violência contra a mulher. Já em sua segunda edição, a concessão deste selo está em conformidade com a Norma Regulamentadora nº 5 (NR-5), do Ministério do Trabalho e Emprego, normativas da CNR e demais iniciativas de boas práticas institucionais e sociais, e auditados pela Conceitus Gestão Empresarial & Pública, promovendo ambientes de trabalho seguros, saudáveis e produtivos. Em 2025, 71 cartórios receberam o Selo Cartório Mulher.

Os outros dois selos tiveram sua primeira edição em 2025. O Selo Cartório Sem Preconceito, que reconheceu o trabalho de 54 ofícios extrajudiciais, indica que o cartório possui boas práticas contra o preconceito e discriminação, além de ações de inclusão de minorias em suas instalações e acesso aos serviços extrajudiciais. Por sua vez, o Selo Cartório com Boas Práticas e Ações de Acessibilidade atesta que o Cartório possui itens de acessibilidade arquitetônica, boas práticas e ações que auxiliam pessoas a acessarem os serviços extrajudiciais, independentemente de suas limitações. Esta modalidade de selo foi concedida a 51 estabelecimentos notariais e registrais.
Fonte: Assessoria de comunicação da CNR
