Na noite desta quinta-feira (27), o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do STF e CNJ, conduziu uma Aula Magna sobre a “Inteligência Artificial e o Futuro dos Cartórios”, durante a abertura da VII CONCART e XXIV Congresso da ANOREG/BR, em Brasília (DF). Na ocasião, o ministro discutiu o papel transformador da tecnologia e a importância dos Cartórios no fortalecimento da Justiça.
Em seu discurso de abertura, o anfitrião do evento, o presidente da CNR e ANOREG/BR, Rogério Portugal Bacellar, lembrou os atos que contribuem com a desjudicialização e citou números relacionados à arrecadação tributária, apostilamento de documentos e recuperação de crédito por meio dos Cartórios brasileiros.
A mesa de abertura contou com a presença do ministro Péricles Aurélio Lima de Queiroz, representando o Superior Tribunal Militar; Desembargador Joelmo Ricardo Saounders Fernandes, representando os Tribunais de Justiça dos Estados; Desembargador Roberto Massaro, representando as Corregedorias Gerais de Justiça; senador Efraim de Araújo Morais Filho, representando o Senado Federal; deputado distrital Roosevelt Vilela, representando a Câmara Legislativa do DF; e autoridades do setor extrajudicial.
Também durante a cerimônia de abertura, foi prestada uma emocionante homenagem a Bacellar. O deputado distrital Roosevelt Vilela e Mc Arthur Di Andrade Camargo, diretor da CNR, entregaram ao presidente o título de Cidadão Honorário de Brasília. A honraria reconheceu a importância de sua liderança e dedicação ao fortalecimento dos Cartórios em todo o Brasil.
O evento teve início à tarde com o painel “Novo Sistema Financeiro Tokenizado: Repercussão para a Atividade Notarial e Registral”, que abordou como a tokenização de ativos financeiros está transformando o mercado e impactando o setor Notarial e Registral. A discussão contou com a participação de grandes especialistas, como o advogado e diretor da Vallya, Marcos Oliveira; o diretor-executivo da Febraban, Ivo Mósca; o diretor jurídico da ABCripto, Tiago Severo; e a vice-presidente do IEPTB, Ionara Gaioso, que mediou o debate.
Encerrando a primeiro noite do evento, foram entregues homenagens aos presidentes e corregedores estaduais que impulsionam boas práticas no serviço extrajudicial, ao legado histórico dos 40 anos da ANOREG/BR, aos contribuintes da Fundação da ATEB – Associação dos Titulares das Serventias Extrajudiciais do Brasil, que precedeu a ANOREG/BR, e aos presidentes das ANOREGs estaduais que fazem a diferença em suas regiões.
Confira as fotos do evento aqui!
Fonte: Assessoria de Comunicação da CNR, com informações de ANOREG/BR