fbpx

Mercado Imobiliário mantém tendência de retomada de crescimento

É o que apontam os Indicadores do Registro de Imóveis do Brasil desenvolvidos pela ARISP e ARIRJ, com a consultoria técnica da Fipe

A quantidade de transações de compra e venda de imóveis registradas na capital paulista nos últimos 12 meses cresceu 11,8% em relação aos 12 meses anteriores. A cidade do Rio de Janeiro, por sua vez, teve queda de 5,9% na mesma base de comparação. É o que apontam os Indicadores do Registro de Imóveis do Brasil, desenvolvidos pela Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo (ARISP) e Associação dos Registradores de Imóveis do Rio de Janeiro (ARIRJ). Para a consultoria técnica e metodológica, as entidades contrataram a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Os números são resultado de uma tendência ascendente iniciada em 2018.

Nos 12 últimos foram registradas 181.495 transferências imobiliárias em São Paulo, das quais 59,5% delas foram de compra e venda. Já no Rio de Janeiro, das 69.496 transferências de imóveis realizadas no período, 66,6% foram de compra e venda.

Os dados permitem ainda identificar no mesmo período, dentre os imóveis negociados, predominaram os apartamentos (54,9% em São Paulo e 79,2% no Rio de Janeiro), seguidos pelas casas (12,9% em SP e 4,4% no RJ) e terrenos (9,4% na capital paulista e 3% na fluminense).

O objetivo das entidades com a divulgação desses números é contribuir para a melhoria do ambiente de negócios no Brasil.

“Esses indicadores fornecerão ao mercado, cidadão e poder público informações confiáveis e de qualidade para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e transparência para os investidores privados”, ressalta Flaviano Galhardo, presidente da ARISP.

Com divulgação mensal prevista para dia 30 de cada mês, os Indicadores do Registro de Imóveis do Brasil ficarão disponíveis para as entidades, governo e público em geral no portal https://www.registroimobiliario.org.br.

Fonte: I Registradores

Você deve gostar

O que há de novo
post-image
Artigo Notícia Últimas Notícias

Artigo: O que mudou com a lei 14.382/22 no que se refere à usucapião extrajudicial: A impugnação injustificada – Por Letícia Franco Maculan Assumpção, Carlos Rogério de Oliveira Londe, Daniela Chagas e Ana Clara Amaral Arantes Boczar

A LRP – Lei de Registros Públicos, ao tratar da usucapião extrajudicial, disciplina o procedimento quando há impugnação ao pedido. A redação original, dada pela lei 13.105/15, determinava que, havendo impugnação,...
Ver mais
testeVisit Us On LinkedinVisit Us On InstagramVisit Us On FacebookVisit Us On Youtube