O painel “Projeto Desenvolve: Gestão com Eficiência para os Cartórios e as Entidades Extrajudiciais”, conduzido por Maria Aparecida Bianchin, Diretora da CNR e da ANOREG/BR, e Denise Fernandes da Cruz, CEO do Grupo TXAI, mostrou que investir em gestão, pessoas e liderança já está trazendo resultados concretos para o extrajudicial brasileiro.
Logo no início da apresentação realizada no último dia da VIII CONCART e o XXV Congresso da ANOREG/BR, na manhã do dia 27, Maria Aparecida destacou o foco central do Desenvolve: gente. Segundo ela, grande parte da força dos Cartórios está na equipe.
“Mais de 70% do nosso potencial enquanto Cartório, enquanto Notário, Registrador, está numa equipe satisfeita, que tenha propósito e se sinta pertencente ao que faz todos os dias.”
Dentro do programa, foram realizadas semanas temáticas, como a Semana da Qualidade e a Semana de Pessoas, com webinars voltados à gestão, seleção, treinamento e engajamento de colaboradores – em especial da geração Z, apontada como um desafio para o segmento.
“Existe muita dificuldade nessa questão da contratação de novas pessoas para o extrajudicial. A gente quis discutir como ajudar no processo seletivo, manter esse time treinado e produtivo no dia a dia dos Cartórios”, explicou Maria Aparecida.

Um dos pontos mais sensíveis do painel foi a abertura para discutir saúde, bem-estar e ansiedade dentro dos Cartórios e entidades de classe.
“Não são só os nossos colaboradores que enfrentam estresse diário no atendimento ao público. Os Titulares também. Nossa atividade exige conformidade o tempo inteiro, entrega, prazos reduzidos… Precisávamos falar sobre como enfrentar tudo isso de forma mais preparada e menos angustiada”, afirmou Maria Aparecida.
Segundo ela, as semanas dedicadas a pessoas e bem-estar “quebraram paradigmas”, ao trazer para o centro do debate o cuidado com quem trabalha na linha de frente dos serviços Notariais e Registrais e nas entidades representativas.
Resultados do piloto 2025
Apresentando o balanço do primeiro ano do Programa Desenvolve, tratado como um projeto piloto em 2025, a Denise Fernandes da Cruz mostrou números expressivos obtidos pelas entidades participantes:
- Aumento médio de 20% no número de associados;
- Crescimento de cerca de 30% na oferta de benefícios aos associados;
- 25 novos treinamentos aplicados;
- 112 horas efetivas de mentoria e formação.
“Em três dias, uma entidade conseguiu 66 novos associados com uma ação simples de lançamento de treinamento. Em média, todas as participantes cresceram cerca de 20% em associados. Isso vai reverberar diretamente na qualidade da prestação de serviços dessas entidades”, destacou Denise.
Ela lembrou ainda que todos os treinamentos do Desenvolve estão disponíveis no canal da ANOREG/BR no YouTube, ampliando o alcance das capacitações.
O painel também apresentou um conjunto de ações práticas implementadas pelas entidades ao longo do programa, como:

- Criação de aplicativos e plataformas próprias;
- Ampliação de convênios com faculdades e a ENNOR;
- Parcerias com empresas para novos benefícios aos associados;
- Criação de cursos EAD;
- Adoção de ferramentas como Google Workspace;
- Uso de grupos de WhatsApp institucionais para comunicação estratégica.
“São várias ações possíveis para que as entidades tenham uma gestão mais qualificada e um relacionamento mais efetivo com seus associados”, resumiu Denise.
Um dos momentos mais aguardados do painel foi o lançamento oficial do Circuito Lidera Cartórios, iniciativa nacional resultado direto das discussões do Desenvolve.
O circuito vai percorrer todos os estados que aderirem, com eventos presenciais focados em liderança e gestão, voltados exclusivamente a titulares e substitutos.

“A ideia é mudar a realidade do país com empreendedorismo no Extrajudicial. Quando o Titular é empreendedor, ele transforma o Cartório – e, principalmente, transforma a economia da cidade”, afirmou Denise.
Reconhecimento às entidades
O painel também foi marcado pela entrega de certificados às 20 entidades que participaram do Desenvolve e por destaques especiais às responsáveis pelo projeto e principais incentivadoras; as que auxiliaram no desenvolvimento estratégico das entidades participantes e as que obtiveram crescimento e evolução durante todo o projeto.
Na sequência, foram anunciados os vencedores do Programa Desenvolve 2025:
- 1º lugar – ANOREG-MT e SINOREG-MT (atuação conjunta)
- 2º lugar – ANOREG-ES
- 3º lugar – Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB)
Encerrando o painel, o Presidente da CNR e da ANOREG/BR, Rogério Portugal Bacellar, sublinhou a importância da preparação das entidades para o futuro. “Quando as entidades estão preparadas, os Cartórios estão muito melhor acompanhados e representados. É isso que projetos como o Desenvolve e o Circuito Lidera constroem”.
Confira a galeria de fotos do evento!
Primeiro dia (aqui)
Segundo dia (aqui)
Terceiro dia (aqui)
Fonte: ANOREG/BR
