Diferentes áreas de trabalho possuem um ponto em comum, podem ser auxiliadas por sindicatos direcionadas a cada categoria. Um sindicato consiste em um órgão de classe, responsável por atuar em relações trabalhistas, entre patrões e empregados. Além de representar cada categoria junto a outros órgãos públicos, privados e entidades de classe.
Tudo isso auxilia notários e registradores na tão importante segurança jurídica, que “é como o ar que respiramos. Só sentimos falta quando não temos”, conforme destaca o vice-presidente da CNR, José Marcelo de Castro Lima Filho, em entrevista sobre a atuação dos sindicatos para os profissionais do setor.
O que um sindicato pode fazer por seu associado?
R: Assessorá-lo, auxiliando-o nas relações trabalhistas com seus prestadores de serviços e prepostos, estabelecendo convenções coletivas e apoiando nas negociações de dissídios, auxiliando no processo de eventuais disputas conciliatórias entre patrões e empregados, bem como os representando em demandas judiciais e a.
Qual a relação dos sindicatos de notários e registradores com a confederação?
R: Os Sindicatos são as bases estaduais que dão forma a uma Confederação, entidade de grau superior com legitimidade nacional com representação exclusiva da atividade perante os Três Poderes.
Em sua atuação profissional e nos desafios diários, como o sindicato, a federação e a confederação costumam ajudar?
R: É sempre importante contar com uma entidade que ofereça respaldo no trato com os entes públicos, já que agir de forma individual pode não levar a bom termo, além de acarretar problemas profissionais. Ter um Sindicato atuante para os pleitos trabalhistas, respaldado por uma Federação e uma Confederação dão o suporte necessário para lidarmos com os desafios do cotidiano.
Quais as principais vantagens de fazer parte de um sindicato e de ser associado à Confederação de notários e registradores?
R: Receber consultoria, ter seus direitos defendidos, recebendo todo apoio e incentivo, sendo assessorado quando necessário da melhor forma possível, sempre que o tema/ou assunto estiver relacionado aos serviços extrajudiciais, com representação estadual e nacional.
Como profissional atuante em ofício extrajudicial, quais são seus principais desafios?
R: Nosso principal desafio está em lidar com uma prestação de serviços cada vez mais exigente em termos de tecnologia, agilidade e eficiência, ao passo em que enfrentamos o conhecimento sobre a atividade e a segurança jurídica que ela proporciona à sociedade. Segurança jurídica é como o ar que respiramos. Só sentimos falta quando não temos, mas no dia a dia é imperceptível.
Para quem ainda não faz parte de nenhum sindicato, qual o primeiro passo?
R: Para ser um associado, o interessado deve entrar no site oficial do Sindicato do seu estado. No caso do Sindicato do Amazonas (Sinoreg-AM), basta clicar na aba associe-se e preencher os dados solicitados. Assim que isso for feito, a equipe da entidade entrará em contato para prosseguir com o processo para torná-lo um novo membro.
*José Marcelo de Castro Lima Filho é vice-presidente da CNR, presidente da Federação Interestadual dos Notários e Registradores do Norte e Nordeste – Finnotar e presidente do Sindicato dos Notários e Registradores do Estado do Amazonas (Sinoreg-AM)