Nova parceira da CNR oferece consultoria para cartórios com foco em saúde mental

Parceria estratégica da Confederação Nacional de Notários e Registradores (CNR) com a Encontros Psicologia garante desconto de 30% aos Notários e Registradores interessados em uma consultoria especializada em gestão integrada de riscos psicossociais. O trabalho oferecido pela empresa aos ofícios extrajudiciais de todo o Brasil se alinha à Norma Regulamentadora 01 (NR-01), que entrou em vigor em 2024 e exige a implementação de ações concretas e efetivas de saúde mental por parte de empresas com empregados regidos pela CLT.

Somente em 2024, conforme dados do Ministério da Previdência Social, o Brasil registrou um número recorde de mais de 472 mil afastamentos por transtornos mentais, o que corresponde a um aumento de 134% em relação ao ano anterior. As fundadoras da Encontro Psicologia, Anna Gianasi e Karoline Miranda, são psicólogas e advogadas, certificadas como implementadoras da NR-01, com expertise em desenvolvimento humano, Comunicação Não Violenta (CNV) e mediação de conflitos. Segundo as especialistas, a iniciativa surge da percepção de que muitas normas jurídicas relativas à saúde mental, vista como um direito fundamental, não são devidamente cumpridas. 

A consultoria ofertada pela Encontros Psicologia se posiciona como uma solução estratégica para atender à exigência da NR-01, especialmente no contexto da crescente desjudicialização e atuação extrajudicial dos cartórios. “O foco da consultoria é garantir o cumprimento da NR-01 de forma a não apenas evitar penalidades, mas também reduzir o absenteísmo, os passivos trabalhistas e a perda de talentos, promovendo a qualidade de vida e a produtividade dos colaboradores”, destaca Anna.

Metodologia

De acordo com Karoline, o serviço se diferencia por sua abordagem estratégica, cíclica e sustentável, fugindo de soluções genéricas. “O processo inicia-se com um diagnóstico aprofundado, que utiliza fundamentação teórica da psicologia e mapeia as demandas e riscos específicos do cartório. Temas como assédio, comunicação e rotinas de trabalho são analisados de forma qualitativa e quantitativa”, explica.

Com base no diagnóstico, é estruturado o Programa de Gerenciamento de Riscos Psicossociais (PGR). “A gestão de risco não é um trabalho pontual, mas sim um ciclo de desenvolvimento contínuo, com duração mínima de um ano e necessidade de renovação anual para comprovação normativa”, enfatiza Anna.

A cada etapa do ciclo, são elaborados relatórios e documentos assinados pelas psicólogas, que servem de lastro para o PGR do cartório e para comprovar o cumprimento periódico da norma junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, via e-social. A consultoria preza pelo sigilo, sem expor ou denunciar indivíduos.

Resultados

De acordo com as especialistas, a implementação estratégica da NR-01 não é custo, mas um investimento com retorno mensurável. “Os cartórios que adotam essa gestão observam um ciclo virtuoso de efeitos reais, que impactam o desempenho e a sustentabilidade”, afirma Anna. Ela ressalta que a gestão psicossocial gera três tipos de resultados: humanos (menor turnover e absenteísmo, redução significativa de afastamentos por transtornos mentais e formação de equipes mais estáveis, motivadas e comprometidas), organizacionais (aumento da produtividade e eficiência, clima organizacional aprimorado e desenvolvimento de um ambiente saudável e seguro) e estratégicos (mitigação de riscos jurídicos e passivos trabalhistas e consolidação de uma melhor reputação institucional, alinhada às exigências de ESG e governança).

Os cartórios interessados na consultoria de gestão psicossocial oferecida pela Encontros Psicologia devem preencher o formulário para agendamento da reunião de diagnóstico no site www.encontrospsicologia.com.br . A empresa realiza atendimentos presenciais e online em todo o país.

A iniciativa reafirma o papel da CNR como voz nacional da atividade notarial e registral, fortalecendo uma agenda de cuidado que valoriza profissionais, sustenta resultados e promove qualidade de vida no exercício da função pública.

Assita à palestra no canal do YouTube da CNR:

Fonte: Assessoria de comunicação da CNR

Você deve gostar

O que há de novo
Ver mais